Economia: veja dicas para economizar água no condomínio

A água é o bem mais precioso do nosso planeta. Ao longo da história ela ajudou no desenvolvimento de grandes civilizações, como a civilização egípcia, que cresceu e prosperou às margens do Rio Nilo. Para se ter ideia da sua importância, basta-nos olhar para dentro de nós mesmos, já que que o corpo humano é constituído em média por 50-75% de água.

Apesar de saber da importância da água para nossa vida, muitas pessoas não fazem o necessário para poupá-la. Isso pode ser por falta de conhecimento, acesso à informação ou falta de uma consciência ambiental. Uma família desavisada, por exemplo, pode desperdiçar de 12 a 20 litros de água ao dia por deixar a torneira aberta, isso apenas por um minuto.

Uma forma de evitar o desperdício é criar campanhas de conscientização voltadas para promover uma consciência coletiva de redução do consumo de água. Como no Brasil muitas pessoas vivem em conjunto nos condomínios, sejam de casa ou edifício, as recomendações para este público costumam ser mais assertivas. Por isso o papel do síndico é muito importante no aspecto de economizar água no condomínio. Apesar da tarefa de poupar água ser um compromisso de todos, cabe ao síndico promover a ideia de consumo sustentável entre os moradores para que se evite o desperdício desse bem tão precioso.

Veja a seguir nossas dicas para economizar água no condomínio:

1 – Estabeleça horários para regar as plantas

O período ideal para regar as plantas e o jardim do condomínio é quando o sol não está muito forte, ou seja, no início da manhã ou ao fim da tarde. Nesses horários a absorção da água pelas plantas é melhor, pois a água não evapora com o calor do sol.

2 – Reutilize a água do banho

Normalmente, costuma-se deixar o chuveiro aberto até que a água esquente. Enquanto isso, vários litros de água limpa, que poderiam ser utilizados para outras tarefas, estão indo embora pelo ralo. Para evitar esse desperdício, nossa dica é deixar um balde por perto para coletar a água fria enquanto o chuveiro esquenta. Essa água poderá ser utilizada depois para realizar alguma limpeza ou na descarga do vaso sanitário.

3 – Reduza o tempo de banho

Para economizar água no período do banho, preste atenção ao tempo que você deixa o chuveiro aberto. Em apenas 5 minutos de água caindo, já são 40 litros de água gastos, uma quantidade considerável de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Uma forma de evitar esse desperdício, é fechar a torneira enquanto se ensaboa, e abrir somente na hora de enxaguar.

4 – Modere no uso da máquina de lavar roupas/ louças

A máquina de lavar roupas deve ser utilizada com moderação. Isso porque, em apenas uma lavagem, uma lavadora com capacidade de 5kg utiliza em média 135 litros de água. Para ajudar a economizar água no condomínio, nossa dica é juntar uma quantidade expressiva de roupas e lavá-las de uma vez, ao invés de utilizar a máquina muitas vezes para lavar uma pequena quantidade de roupas. A mesma dica também vale para a máquina de lavar louças.

5 – Feche a torneira ao escovar os dentes/ lavar a louça

Em um minuto, uma torneira aberta libera cerca de 12 a 20 litros de água. Se considerarmos um tempo de escovação de 5 minutos, serão cerca de 100 litros de água desperdiçados! Para evitar que isso ocorra, lembre-se de manter a torneira fechada e a abra apenas quando for enxaguar os dentes. No caso de lavar a louça, a torneira deve se manter fechada enquanto se ensaboa os utensílios, devendo ser aberta apenas para o enxágue.

6 – Faça xixi no banho

Fazer xixi no banho economizará uma descarga por dia. Isso pode parecer pouco, mas considerando que uma descarga equivale a 12 litros de água, em uma residência com 5 pessoas já serão 60 litros economizados. Em um condomínio com 50 apartamentos, com média de 3 moradores por apartamento, o número é ainda maior, serão cerca de 1800 litros de água economizados por dia! Se você nunca ouviu falar no assunto, saiba que existe até uma campanha para abordar o tema, confira:

7 – Lavar frutas, verduras e legumes

Outra dica para economizar água no condomínio, é coletar a água utilizada na lavagem de frutas, verduras e legumes. Você pode fazer isso evitando abrir a torneira e preferindo um balde ou outro recipiente para lavá-las. A água coletada pode servir para outra tarefa, como regar as plantas, por exemplo.

8 – Instale aeradores nas torneiras

Os aeradores são ótimos dispositivos para controlar o fluxo de água das torneiras. Com o utensílio instalado, uma torneira convencional que despeja de 5 a 20 litros de água por minuto reduz sua capacidade para menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de 60 % e sem perder a eficiência.

9 – Lave o carro com balde

Esta prática vem sendo discutida há algum tempo e ainda assim existem pessoas que insistem em continuar usando a mangueira para lavar o carro. Embora seja aliada da praticidade, o uso da mangueira é inimigo do meio ambiente e pode gastar até 560 litros de água em apenas meia hora de uso. Ao preferir o balde para lavar o carro, esse gasto caí para cerca de 50 litros, uma economia e tanto para ajudar a economizar água no condomínio.

10 – Regue as plantas com regador

O uso da mangueira também está proibido para regar as plantas do jardim. Além da dica de reutilizar a água da lavagem das frutas e verduras, substituir a mangueira pelo regador também representará uma grande economia da conta de água do seu condomínio.

Essas foram as nossas dicas para ajudar você a economizar água no condomínio. Para te ajudar a colocá-las em prática, nossa recomendação é discutir o assunto na próxima convenção de condomínio e criar ações para promover a conscientização de todos os moradores, como campanhas com cartazes em quadro de aviso e metas coletivas de redução do consumo de água.

 

Casa Grande Netimóveis

Da equipe de conteúdo da Casa Grande Netimóveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *